A pandemia causada pelo novo coronavírus tem deixado muitas pessoas preocupadas. Mas, afinal, como se proteger de um vírus que possui taxas tão altas de transmissão?
A principal medida a ser adotada para evitar o contágio e transmissão do coronavírus é o isolamento social. E, com isso, ficar em casa tem sido o método mais eficaz de interromper o avanço do covid-19.
E já dentro de casa, é necessário cuidar do ambiente adotando medidas de higiene e limpeza de objetos e espaços para garantir que, não só o vírus corona, como também microorganismos causadores de várias doenças não se instalem em sua residência e acabem prejudicando sua saúde e de sua família.
Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas de higiene para a sua casa, falar como proteger e manter sua casa limpa. Nos acompanhe na leitura!
Higiene para uma vida saudável
Sabemos que a melhor forma de prevenção do novo coronavírus é a higiene das mãos e superfícies tocadas com frequência. Mas saiba que para se prevenir de diversas outras doenças, manter a casa limpa também é tão importante quanto os cuidados com a higiene do nosso corpo e mãos.
A nossa casa é o ambiente ideal para a proliferação de fungos, bactérias, vírus e outros microorganismos que podem ser nocivos a nossa saúde.
Para garantir uma vida saudável e evitar que os mesmos se instalem e tomem conta do ambiente, é preciso dedicar atenção a higiene e limpeza de cada espaço da casa, interno e externo. Confira abaixo quais cuidados são essenciais a serem adotados, cômodo a cômodo:
Cozinha
A cozinha é um dos ambientes mais propícios para proliferação de bactérias e fungos. Isso ocorre porque é nesse local onde são preparados os alimentos, onde há a permanência de lixo doméstico e onde são armazenadas grandes quantidades de alimentos e utensílios.
Os cuidados principais a serem adotados para evitar contágio na cozinha é cuidar da limpeza de locais como a pia e fogão, realizando a limpeza de ambos com produtos específicos que possuam ação bactericida ou até mesmo aplicação de álcool nas superfícies.
É importante evitar o acumulo de louça suja na pia, bem como a permanência de lixo na cozinha por muito tempo e o lixo precisa estar condicionado em uma lixeira com tampa.
Acessórios como esponja de lavar louças são muito suscetíveis a contaminação, por isso é importante realizar a troca periódica e efetuar a sua limpeza diariamente com solução a base de cloro, por exemplo. Mas cuidado para não danificar as superfícies da sua cozinha! Se preferir, utilize outros produtos menos nocivos.
As dicas de higiene para casa que citamos evitam não só a proliferação de bactérias e fungos, mas também contém a aparição de insetos como baratas, ratos e formigas, que também são transmissoras de doenças como a pneumonia, febre tifoide e doenças graves como a leptospirose.
Banheiro
Assim como a cozinha, o banheiro é outro ambiente que requer atenção redobrada, pois a quantidade de microorganismos nesse ambiente é alta.
Cuide da higiene e limpeza do vaso sanitário, assento, tampa, maçanetas das portas, pias, chuveiro e descarga.
Limpe todas as superfícies com produto antibactericida, limpe o chão com produtos como desinfetantes e faça a retirada do lixo com mais frequência.
Outra medida importante é manter ralos fechados quando não estiverem em uso. Isso porque essas aberturas costumam ser porta de entrada de insetos transmissores de doenças como baratas e ratos.
Sala e Quartos
Nesses espaços é importante garantir que haja a circulação de ar e entrada de luminosidade para evitar a proliferação de fungos e ácaros, que podem ser potencialmente prejudiciais à saúde.
Cuide da limpeza de móveis e superfícies com produtos específicos e mantenha o chão sempre limpo. Evite o consumo de alimentos nesses locais, para que não sobrem farelos que possam atrair insetos.
Áreas externas
Apesar da grande preocupação que há com o contágio pelo novo coronavírus, a verdade é que há outro vírus igualmente acessível a nossas residências e que também apresenta grandes riscos a nossa saúde: o vírus da dengue, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
O mosquito deposita seus ovos em água parada, e as fêmeas precisam de sangue para a maturação de seus ovos, e com isso a transmissão será inevitável.
Por isso, a prevenção aqui também é a forma mais eficiente de se evitar a permanência do mosquito em sua residência. Evite deixar objetos que possam armazenar água parada, é importante cuidar da limpeza de piscina, banheiros desativados e não deixar ocorrer o acumulo de água em vasos de plantas.
Além dessas medidas, manter o ambiente limpo, sem acumulo de lixo ou entulho evitará que outros insetos possam ser atraídos para sua residência.
Cuidados durante a pandemia
Devemos extrair as lições que os momentos delicados da vida nos passam. Durante a pandemia é extremamente importante seguir todas as orientações dos órgãos de saúde para prevenir o contágio e impedir o avanço da infecção pelo covid-19.
Ao chegar da rua retire os sapatos antes de entrar em casa e os coloque em um local próprio para evitar possível contaminação. É importante também retirar toda a roupa que usou fora de casa e lavá-las separadamente de outras roupas.
Sempre que puder, faça uma desinfecção com álcool 70% nas superfícies mais utilizadas na sua casa, como corrimãos, balcões e outros.
Os cuidados com a higiene garantem uma casa limpa, que proporciona uma vida saudável e de qualidade para você e sua família!