Para quem planeja adquirir um imóvel e não possui o valor integral para investir em uma aquisição, o financiamento imobiliário é uma excelente alternativa para efetivar a compra.
Existem hoje diversas modalidades de financiamentos e praticamente todas as instituições financeiras disponibilizam pacotes de financiamento imobiliário, porém a instituição com maior tradição, algumas das menores taxas e condições mais facilitadas sem dúvidas é a Caixa Econômica Federal.
Se você deseja saber como contratar um financiamento imobiliário pela Caixa, neste artigo vamos falar mais sobre o assunto, fique conosco!
Como funciona o financiamento imobiliário pela Caixa
O financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal é uma modalidade de financiamento imobiliário em que a instituição poderá financiar até no máximo 90% do valor do imóvel. O imóvel poderá ser novo ou usado, porém há particularidades para a aquisição de cada tipo de imóvel.
O futuro proprietário poderá também escolher qual o tipo de parcelamento melhor se encaixa em seu orçamento, a Caixa disponibiliza duas opções que são:
- SAC – Sistema de Amortização Constante em que as parcelas diminuem de valor conforme o tempo de financiamento for passando.
- Tabela Price – As parcelas nessa modalidade serão iguais durante toda a duração do contrato de financiamento.
Critérios para a contratação do financiamento
Para que seu financiamento imobiliário seja aprovado junto à Caixa Econômica Federal é necessário atender a alguns pré-requisitos básicos exigidos pela instituição, confira:
– Renda
Primeiramente é necessário avaliar se sua renda se enquadra dentro das opções de empréstimo disponíveis. A melhor forma de confirmar essa informação é realizando uma simulação no próprio site da Caixa, onde você deverá informar o valor da renda familiar mensal, valor total do imóvel e também o valor que será pago como entrada, o site irá calcular qual será o valor de parcela para pagamento mensal.
– Crédito ativo
Outro requisito importante que é avaliado no momento de contratar um empréstimo imobiliário é se o indivíduo possui alguma restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito, em caso positivo o financiamento não será autorizado, nesses casos é necessário que os débitos sejam quitados e a situação regularizada para prosseguir com o financiamento.
Preparar a documentação
Essa é a etapa mais importante no processo de financiamento imobiliário: a preparação da documentação. Inicialmente é necessário:
- CPF
- RG
- Certidão de Casamento
- Comprovantes de Renda
- Declaração Imposto de Renda
Além disso é preciso que a documentação do imóvel esteja em dia para que o financiamento possa ser aprovado. Nessa etapa talvez seja interessante contar com o apoio de uma consultoria especializada, como uma imobiliária, para apoiar na montagem do processo, uma vez que vários documentos do imóvel necessitarão ser providenciados pelo proprietário atual e um profissional especializado será de grande auxílio para cuidar da parte burocrática do financiamento.
Caso você opte por utilizar o saldo do FGTS para compor o valor de entrada, também precisará providenciar documentos como a Carteira de Trabalho e espelho do FGTS.
Atualmente o processo de financiamento imobiliário está mais fácil e rápido, porém ainda exige certa “mão-de-obra” por parte do futuro comprador, principalmente no que diz respeito a parte burocrática da aquisição.
Mesmo assim, adquirir um imóvel sem dúvidas é mais vantajoso do que permanecer no aluguel, isso porque o aluguel sempre será um custo e o imóvel, mesmo que demore muitos anos para sua quitação, trata-se de um investimento e o retorno pode ser obtido com o tempo.
Se você ainda tem dúvidas cobre como contratar um financiamento imobiliário, ou deseja assessoria especializada, entre em contato conosco, será um prazer apoiá-lo!