O sistema de construção drywall ainda gera algumas desconfianças no consumidor em geral e as dúvidas sobre vantagens e desvantagens desse método construtivo faz com que o comprador de imóveis fique sempre com aquela “pulga atrás da orelha”. Por isso, a intenção a seguir é desmistificar alguns preconceitos sobre esse sistema já tão usado e aprovado em lugares como os Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão.
O que é?
Drywall é um sistema é composto por uma estrutura metálica de sustentação e placas que ficam em contato com o meio externo. Essas lâminas podem ser de madeira, material cimentício ou placas de gesso. Aqui no Brasil ele é mais conhecido como um composto de estrutura metálica e placas de gesso acartonado.
Quanto custa?
Uma parede de drywall instalada com todos os padrões corretos pode custar de 60 (teto ou forro) a 100(parede) reais o m² dependendo do material e orçamento. Esses valores podem variar muito com as exigências, por isso é aconselhável fazer orçamentos especificando quais as combinações e isolamentos serão adotadas.
Aguenta peso?
As placas de drywall suportam até 30 kg por ponto de apoio e, se reforçado, pode chegar até 50 kg! Com certeza isso é bastante se considerar os objetos, móveis e peças normalmente utilizadas e que precisam de pontos de apoio.
Tem isolamento acústico?
Como o drywall é um sistema industrializado e modular, ele pode ser aproveitado na criação de soluções com isolamento acústico suficiente para atender desde dormitórios até salas de cinemas e teatros. O material responde, inclusive, às exigências de ambientes muito específicos, como estúdios de gravação, que podem contar com soluções mistas, combinando elementos de alvenaria e drywall.
Quais as diferenças entre Drywall e Alvenaria Convencional?
– Tempo de execução do drywall é menor.
– Paredes de drywall mais leves.
– Custos semelhantes.
– Desempenho acústico do drywall é superior com menores espessuras.
– Acabamento muito superior do drywall por conta da planicidade e textura.
– Resistência Mecânica é menor no drywall.
– Mão-de-obra do drywall deve ser treinada, especializada e com projeto específico. Necessidade menor de pessoas para executar no Drywall.
– Aceitação do drywall ainda é menor no mercado imobiliário brasileiro.
2 comentários
You can definitely see your enthusiasm within the work you write.
The sector hopes for more passionate writers such
as you who are not afraid to say how they believe. At all times go after your heart. http://www.twitter7.com/space.php?uid=2703&do=blog&id=63983
This is really interesting, You’re a very skilled blogger.
I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magjificent post.
Also, I’ve shared your site in my social networks!