Ter um imóvel, sem dúvidas, é o sonho habitacional de muitas pessoas, e comprar um apartamento na planta pode tornar esse sonho uma realidade próxima.
Nesse artigo vamos esclarecer, de forma simples, os principais pontos a se considerar na hora de adquirir um apartamento na planta.
Se você quer saber mais sobre o assunto, não perca essa leitura!
O que é um apartamento na planta?
Considera-se uma compra de imóvel na planta aquele empreendimento que ainda não foi concluído e entregue pelos responsáveis da obra, ou seja, o mesmo pode estar já em construção ou ainda nem começou a ser executado.
O fato é que com o aquecimento do setor imobiliário, diversos empreendimentos têm sido comercializados dessa forma e os motivos de futuros proprietários optarem por adquirir imóveis na planta variam desde preço até a flexibilidade de customização.
O que preciso saber antes de compra um apartamento na planta?
Como todo investimento, adquirir um apartamento é um grande passo, e para dar esse passo é necessário ter certeza de estar fazendo a escolha certa.
Vamos listar aqui alguns dos principais benefícios e os pontos que demandam atenção ao optar por um apartamento na planta, confira abaixo.
Benefícios de se adquirir um apartamento na planta
O benefício mais significativo de todos certamente é o preço, um imóvel na planta costuma ter um valor de venda bem inferior a imóveis acabados e o fator custo é atraente para muitos compradores.
Outro grande benefício para quem está pensando em adquirir um apartamento na planta é a possibilidade de customizar o imóvel de acordo com sua preferência, uma vez que vários lançamentos apresentam diferentes modelos de plantas e tecnologias que permitem mudar cômodos, paredes e disposição do imóvel.
Se você dispõe de tempo, então um imóvel na planta permitirá que você planeje com antecedência a mudança para o novo apartamento, além de permitir que você monte uma boa decoração, mesmo que o orçamento seja limitado, pois o tempo que o imóvel levará para ficar pronto, permitirá que sejam feitos investimentos em mobiliários e itens de decoração.
Comprar um imóvel na planta também é sinônimo de menor burocracia, pois o processo de financiamento é mais facilitado, o que é mais difícil para a aquisição de imóveis usados, por exemplo.
Cuidados na aquisição de um apartamento na planta
Em relação aos pontos de atenção que se deve ter na hora de adquirir um apartamento na planta, o maior deles é em relação a procedência da construtora. Infelizmente, existem hoje milhares de processos nos órgãos regulamentadores contra empresas do ramo que não cumpriram os prazos de entrega de empreendimentos previstos em contrato.
Então na hora de optar por adquirir um apartamento na planta, pesquise sobre a construtora, procure saber sobre as reclamações registradas contra a empresa, veja o histórico dos empreendimentos entregues, se foram concluídos dentro do cronograma, se houve atrasos, qual o nível de satisfação dos clientes com a empresa, enfim todos esses aspectos são importantes para evitar dores de cabeça no futuro.
Outro detalhe que um apartamento na planta pode apresentar é o fato do imóvel ainda não estar pronto, ou seja, levará tempo que as chaves do imóvel sejam entregues e o mesmo possa ser de fato usufruído. Se você está com pressa, o apartamento na planta pode não ser a opção ideal para o seu caso.
Além disso, fique atento com a negociação da entrada do imóvel. Apesar de um apartamento na planta ser mais barato que um imóvel acabado, a entrada geralmente é composta de parcelas mensais, com prestações adicionais conhecidas como sinal/balão. Então avalie bem seu orçamento mensal para garantir que esse investimento caiba no seu bolso.
Seja para moradia própria ou investimento, um apartamento é uma excelente opção de compra. No momento de escolher qual empreendimento adquirir é importante se atentar aos detalhes que listamos aqui.
Quer saber mais informações sobre a aquisição de imóveis na planta? Fale conosco!