Adquirir a casa própria é sempre um passo importante e quando esse objetivo é alcançado geralmente ele é precedido de muito planejamento, expectativas e ajustes no orçamento familiar.
Para comprar um imóvel é necessário que o planejamento financeiro ocorra muito antes da própria escolha do imóvel, afinal, somente após avaliar o cenário financeiro atual e futuro do orçamento disponível é que será possível prever quanto investir na aquisição da casa própria.
Para saber mais sobre planejamento financeiro para aquisição de imóveis, nos acompanhe nessa leitura!
O que é Planejamento Financeiro
O planejamento financeiro é tão importante, que não deveria ser feito apenas quando se pensa em investir em um bem como um imóvel por exemplo. Pelo contrário, o planejamento financeiro deve ser constante, pois ele permite que se tenha de forma clara o cenário financeiro familiar e mostra quais as possibilidades de economia disponíveis.
Muitas pessoas problematizam o planejamento financeiro como algo complexo ou difícil de acompanhar, mas isso é mito. O planejamento financeiro é simples e pode ser feito até mesmo em uma folha de papel.
No planejamento o importante é relacionar todas as suas receitas (ganhos), todas as despesas (gastos), e então será possível visualizar o saldo restante dessa conta, em caso de saldo positivo, então você terá uma ideia melhor do valor disponível para investimento na compra de um imóvel. É importante saber que sempre aparecem despesas não planejadas. Não esqueça de separar um valor também para os elementos surpresa.
Caso o saldo seja negativo, então é necessário ajustar as despesas para que em um futuro breve seja possível encaixar de forma tranquila as despesas com um novo imóvel.
Como elaborar um Planejamento Financeiro
Para elaborar um planejamento financeiro é necessário primeiramente relacionar suas receitas x despesas e obter o resultado final que pode ser positivo ou negativo.
Com base nessa análise você poderá estabelecer um plano ação que permitirá o investimento em um imóvel.
Aqui vamos apresentar algumas dicas que poderão auxiliar você a montar o seu plano de ação.
Organizar as finanças
Primeiramente é preciso saber se há dinheiro sobrando no orçamento mensal, caso não esteja sobrando nada, e houver dividas pendentes é preciso primeiro quitar esses débitos, ou renegociar as dívidas, enfim, botar as contas em ordem para que seja possível encaixar uma parcela de financeiro imobiliário por exemplo.
O ideal aqui também é relacionar todos os gastos mensais, desde os mais significativos como parcela do carro, impostos, saúde, até os mais irrelevantes como lanches e etc.
Dessa forma você conseguirá visualizar onde, de fato, o seu dinheiro está sendo gasto e com isso fazer os ajustes que forem necessários.
Estabelecer metas
Uma vez que você já sabe quando ganha, quanto gasta e o que sobra, estabeleça metas de economia financeira a curto, médio e longo prazo. Essas metas permitirão que você poupe dinheiro e se programe para despesas que acompanham a aquisição de um novo imóvel, além de evitar que você acabe contraindo dívidas com outras coisas que não estejam relacionadas a aquisição da casa própria.
Avaliar o tipo de imóvel que planeja adquirir
Agora que já sabemos o valor que poderá ser comprometido da renda mensal para investir em um imóvel, chegou a hora de buscar por um que atenda as expectativas e o orçamento da família.
Se o orçamento mensal ficar altamente comprometido, então você deve fugir de imóveis que cobram taxas de condomínio como apartamentos e casas em condomínios fechados, isso porque não é ideal que você comprometa ainda mais o seu orçamento com despesas mensais fixas.
Outra dica aqui é optar por imóveis novos, geralmente o valor de venda é menor, e os custos de manutenção também serão pouquíssimos.
Pesquisar por opções de financiamento
Comece a pesquisar quais os tipos de financiamento imobiliários melhor se adaptam ao seu orçamento. Avalie a possibilidade de utilizar o saldo do seu FGTS, caso possua, para compor o valor da entrada do imóvel.
Além disso você pode optar também por programas de habitação do governo como minha casa minha vida. Para isso é necessário validar se sua família se enquadra nos parâmetros exigidos.
Após desenvolver seu planejamento financeiro, estabelecer um plano de ação e seguir os objetivos estabelecidos. Será bem mais fácil comprar um imóvel e realizar o tão sonhado objetivo de adquirir a casa própria.
Se você tem dúvidas sobre financiamento imobiliário, ou deseja saber mais é só entrar em conosco através dos canais de atendimento disponíveis em nosso site!