Iniciamos 2020 com um grande sentimento positivo no que se referia ao mercado imobiliário.
As projeções de crescimento eram otimistas, as taxas de juros se mantinham estáveis e atrativas, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil, em 2019 registrou aumento de 0,3%, tudo contribuiu para que o sentimento de confiança em um crescimento iminente se instalasse.
Porém, mal chegamos a metade do primeiro trimestre de 2020 e a ameaça de uma pandemia global afetou diretamente essas projeções, o Brasil assim como outros países no mundo vem travando uma árdua batalha contra o coronavírus, que tem refletido diretamente na economia nacional.
Neste artigo falaremos um pouco mais sobre quais são as projeções, expectativas e soluções para setor imobiliário uma vez superada a crise do coronavírus que o país tem vivido nos últimos dias. Nos acompanhe nessa leitura.
Expectativas para o mercado imobiliário a partir de agora
O mercado imobiliário já enfrentou diversas crises ao longo dos últimos 20 anos e conseguiu recuperar-se de todas elas. Cada crise trouxe um aprendizado para os empreendedores do setor e nesse período de pandemia não será diferente.
É evidente que haverá uma forte desaceleração da economia do setor. Com base nisso, as construtoras, incorporadoras e imobiliárias precisam se organizar e se planejar definindo quais serão suas estratégias para o ano de 2020.
Por exemplo, os empreendimentos com lançamentos previstos para o próximo trimestre devem ser reavaliados, isso porque apesar do retorno da atividade econômica é provável que as determinações de medidas preventivas como não aglomeração de pessoas permaneçam por um bom tempo.
Um lançamento requer a visitação de muitos potenciais clientes para gerar negócios, então isso pode afetar diretamente o sucesso do empreendimento mesmo que seja uma excelente oportunidade para os clientes.
Algumas medidas de contorno que podem ser adotadas como uma boa solução para o setor imobiliário, são por exemplo portfólios digitais, visitação online em 3D, fotos do empreendimento e outros recursos audiovisuais que podem suprir essa necessidade de visitação. Visitar um apartamento decorado ou conferir uma maquete física deverá ser feito com todos os cuidados de higiene necessários.
Não queremos instalar um sentimento de pessimismo em relação ao mercado imobiliário, até porque acreditamos que a curva de crescimento que o setor vinha apresentando antes da pandemia ainda refletirá em bons negócios, mas o fato é que será necessário analisar com maior cautela os investimentos em imóveis no momento.
E se o consumidor final está mais cauteloso, o mesmo conselho vale também para as empresas do setor. Esse momento requer cautela, onde os investimentos precisam ser cuidadosamente avaliados, uma vez superada a crise do coronavírus os lançamentos precisam ser mais estratégicos e as condições comerciais de negociação precisam ser ainda mais atrativas.
A queda na procura por investimentos imobiliários deve ocorrer até que a economia do país apresente uma resposta de recuperação satisfatória. Dessa forma, os clientes em potencial sentirão maior segurança para investir em imóveis.
Então, a conclusão que podemos tirar é que nesse momento o mercado imobiliário enfrentará mais um momento delicado, nada comparado a recessões mais agressivas que o setor já enfrentou como as crises dos anos de 2008 e 2014, por exemplo, quando a queda do setor resultou perdas financeiras consideráveis para a economia.
No momento manter a cautela, porém com um olhar otimista permitirá que o setor vislumbre as possiblidades que se apresentarão. Sempre há um jeito de inovar e se reinventar e o mercado imobiliário, com certeza, conseguirá passar por isso de uma forma bem consciente e positiva. Os juros continuam em queda e há uma preocupação em manter as linhas de crédito com juros muito atrativos para as aquisições de imóveis, o que deve manter o interesse por essa modalidade de negócio. Ainda, para quem tem um dinheiro reservado, pode-se encontrar em tempo de recessão imóveis com bons descontos em relação ao valor real. São nesses momentos que algumas das melhores oportunidades aparecem e é sempre bom ficar atento.
Fique por dentro de tudo sobre o mercado imobiliário, acompanhe os conteúdos exclusivos disponibilizados em nosso site!