Adquirir uma casa própria permanece no sonho de milhões de brasileiros e nunca houve tantas opções como agora para chegar a esse objetivo.
Algumas iniciativas do governo, como a redução de taxas importantes para a contratação de financiamentos imobiliários, têm contribuído para a realização dessa aquisição de um bem, além de programas de subsídio como o Minha Casa Minha Vida.
Então, se você deseja abandonar o aluguel e adquirir seu primeiro imóvel próprio, ou até mesmo adquirir um imóvel melhor, confira as dicas que separamos nesse artigo e que vão ajudar você a financiar um imóvel. Confira!
Tipos de financiamentos imobiliários para conquistar o seu imóvel
O sonho de sair do aluguel pode estar mais perto do que nunca! Para quem planeja adquirir seu imóvel próprio antes de começar a procurar por propriedades é importante avaliar e planejar qual a melhor forma e como financiar o bem.
Aqui separamos algumas breves informações sobre os tipos de financiamento disponíveis. É importante obter mais detalhes junto a uma instituição financeira uma vez que cada tipo de financiamento tem seus pré-requisitos.
– Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
O SFH é um dos mais utilizados para a aquisição de imóveis, sendo o percentual de concessão de financiamento imobiliário dessa modalidade de no máximo 80% do valor total do imóvel. O SFH utiliza os recursos da conta poupança e FGTS.
Para participar do SFH o contratante não deve possuir outro financiamento nessa modalidade.
– Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
Na modalidade de financiamento SFI é possível obter maior margem de negociação de taxas junto a instituição financeira que irá promover o financiamento imobiliário, porém no SFI os recursos do FTS não podem ser utilizados.
– Minha Casa Minha Vida
O Minha Casa Minha Vida é um programa habitacional do governo federal e permite que financiamentos imobiliários possam ser contratados com condições mais acessíveis. É a modalidade de financiamento mais popular e uma das mais utilizadas atualmente.
Dicas para conquistar o seu imóvel e sair do aluguel
Para quem está em busca de realizar o sonho de conquistar o seu imóvel próprio vamos apresentar algumas dicas valiosas que serão muito importantes no processo de aquisição da casa própria, confira:
– Avalie sua renda financeira
O primeiro passo para quem deseja adquirir seu imóvel próprio é avaliar suas finanças, entender qual o valor disponível para investir na aquisição do imóvel, reavaliar as despesas atuais e verificar se há a possibilidade de otimizar sua renda cortando gastos desnecessários.
Para isso é importante fazer algumas simulações de financiamento, é possível fazer uma simulação online mesmo, ou se preferir você pode se dirigir até uma instituição financeira e simular os custos de financiamento de acordo com o valor do imóvel que deseja adquirir.
– Escolha um imóvel adequado
Para prosseguir com o processo de aquisição da casa própria é necessário pesquisar os imóveis disponíveis de acordo com a região desejada e o valor do imóvel.
É importante optar por um imóvel que seja adequado em todos os aspectos, não só em localização e custo, mas em tamanho, comodidade, segurança e outros fatores.
De nada adianta encontrar um imóvel na região desejada, dentro do orçamento se o imóvel não comportar toda a família por exemplo, o que acabará sendo um mal negócio a longo prazo. Para escolher o imóvel ideal é necessário avaliar todos os aspectos e optar por aqueles que forem essenciais a dinâmica da sua família.
– Faça um planejamento para os custos extras de aquisição de um novo imóvel
Para quem está adquirindo seu primeiro imóvel é importante saber que além do financiamento em si, outros custos estão envolvidos na aquisição de um bem. Entre eles estão taxas, custos e até mesmo licenças que precisam ser pagas para que o processo de financiamento e compra possa de fato ser concluído.
Esses custos podem acabar pesando para o novo comprador e, por isso, ao simular os custos de financiamento do imóvel junto ao banco, procure se informar também sobre os custos extras que são incididos sobre esse tipo de transação. Dessa forma você poderá se planejar para uma aquisição tranquila sem endividamentos.
Para que a aquisição da casa própria não passe de um sonho e se transforme um pesadelo é importante pesquisar antes sobre o melhor tipo de financiamento de acordo com sua renda / valor disponível para investimento, e também se atentar as dicas que trouxemos nesse artigo.
Se precisar de algum apoio, é só nos acionar através de um de nossos canais de atendimento disponíveis em nosso site.