Os imóveis sempre foram vistos como uma opção segura e rentável de investimento a curto, médio e longo prazo, com retorno financeiro garantido. Recentemente com a redução da taxa selic e queda nos juros para financiamentos imobiliários, o momento para investimento imobiliário nunca esteve tão propício quanto agora.
Cenário atual do mercado imobiliário
O governo tem apresentado algumas medidas que tem sido favoráveis para o segmento imobiliário, entre elas podemos destacar a redução da taxa selic que é a taxa básica de juros da economia, a queda nas taxas de juros de financiamento do setor e a relativa estabilidade da inflação.
Tudo isso reflete positivamente para o mercado imobiliário, e anima investidores, demonstrando que esse momento é o mais promissor dos últimos anos para compra e venda de imóveis.
Boom no mercado imobiliário
Quando falamos em um boom no mercado imobiliário não é exagerado e nem como aconteceu em um passado recente. De fato, o setor que permaneceu estável por mais de 2 anos voltou a crescer e a mostrar dados promissores para investidores.
A tendência é que o mercado imobiliário se aqueça ainda mais e, com isso, quem deseja realizar um investimento imobiliário pode fazê-lo já neste ano de 2019 e começo de 2020.
Ainda que a projeção do mercado imobiliário se baseie apenas em estimativas, o caminho que a economia está tomando está levando o segmento imobiliário há um crescimento constante, mesmo que novas políticas interfiram no setor, a tendência é que a projeção se mantenha positiva e crescente.
Quando investir no mercado imobiliário?
A resposta é relativa e vai depender dos objetivos e expectativas de cada investidor, mas no geral podemos dizer que a hora é agora. Adquirir um novo imóvel nesse momento, seja para uso próprio ou para investimento é um excelente negócio, pois o retorno financeiro e a valorização dos imóveis vai se manter crescente, independente se houver alterações nas taxas e juros para financiamento.
Ou seja, quem esperar por mais tempo, pode não alcançar taxas tão atrativas como as que estão sendo praticadas em 2019 ou encontrar os imóveis mais caros no futuro.
O contrário também pode ocorrer. Talvez no próximo ano possa haver uma queda ainda maior dos juros. Para os investidores que já dispõem de certo capital para investimento imobiliário (como o valor da entrada por exemplo) é interessante avaliar as opções disponíveis e caso encontre o imóvel ideal poderá então partir para a aquisição sem receios.
Projeção para 2020
A valorização dos imóveis em 2020 tende a crescer, quanto ao percentual das taxas e juros, ainda é cedo para determinar se vão se manter estáveis, se vão sofrer nova queda, ou se terão reajuste.
O fato é que que os economistas acreditam que 2020 será uma continuidade do saldo positivo apresentado em 2019, e para quem busca investimento imobiliário essa é uma excelente notícia, pois o retorno financeiro está garantido.
O boom imobiliário tende a perdurar por mais algum tempo, então aproveitar o momento onde as melhores ofertas de imóveis estão disponíveis é a forma mais assertiva de investir.
Mas não se deixe levar pela emoção, é sempre importante manter a cautela na hora de adquirir um novo imóvel, avaliando a documentação, realizando vistorias no imóvel e buscando assessoria de empresas especializadas no setor como é o caso das imobiliárias.
Independentemente se você deseja investir no mercado imobiliário agora ou daqui há 1 ano é importante estar por dentro do setor, avaliando as taxas de juros de financiamento, a oferta de imóveis no mercado e também o percentual de retorno financeiro que será obtido pelo imóvel.
Se você quer saber mais sobre investimento imobiliário entre em contato conosco, será uma satisfação atendê-lo!